Tecnologia do Blogger.
RSS

De dor! Jesus entende muito bem.

Pergunta: Meu primo se suicidou, e agora meu tio está culpando a Deus por isso. O que posso fazer ou dizer para ajudá-lo em tudo isso?

Resposta: Eu só posso imaginar o quão doloroso isso é para o seu tio e pelo resto de sua família. O suicídio é devastador. E não é incomum para Deus obter a culpa. Jogar a culpa em Deus é uma resposta bastante normal para o tipo de dor que o seu tio está passando. É quase como que se nós precisassemos de alguém para colocar a culpa. Acredite em mim, Deus é grande o suficiente para lidar com a dor de seu tio, culpa e raiva.
Na verdade, creio que Deus se entristece, juntamente com seu tio e o resto de sua família. O suicídio não é algo que ele queria, também. Eu acho que a melhor coisa que você pode fazer pelo seu tio é orar por ele e mostrar o mesmo amor incondicional de Deus mostra a todos nós. Seu tio não precisa de uma lição teológica mas ele precisa de amor e compreensão. A dor que ele sente é muito profunda e esta dor  Jesus entende muito bem.
Basta pensar sobre o menor versículo da Bíblia: "Jesus chorou" ( João 11:35 , NVI). Por que Jesus chora? Ele estava de luto pela morte de um amigo muito querido. Acho que este versículo diz algumas coisas muito importantes sobre a compaixão de Deus. Se o Filho de Deus chorou pela morte de um amigo, eu acredito que ele chora por nossa dor também.
Eu também acredito firmemente que seu tio vai ver o amor e a compaixão de Deus através do amor e compaixão que você mostre a ele ( Mateus 25:34-40 ). Em tempos como estes, ele irá considerar a sua presença como um sinal de que alguém se importa com ele. Não empurre  Deus goela abaixo de seu tio, mas de vez em quando você pode entregar-lhe um pequeno livro reconfortante ou simplesmente um cartão que diz que você tem orado por ele.
Eventualmente, você pode  dar-lhe um destes livros de Philip Yancey: Decepcionado com Deus , Alcançando o Deus Invisível ou Onde está Deus quando chega a dor? Philip escreve muito honestamente sobre a raiva, tristeza, dor e dúvida. Pessoas que estão sofrendo muitas vezes descobrem muita esperança e conforto em suas palavras. 
Também gostaria de encorajá-lo a falar com seus pais sobre maneiras específicas para ajudar o seu tio. Talvez eles poderiam sugerir que ele participe de um grupo de apoio a tristeza. Hospitais locais; serviços de saúde mental; psicólogos cristãos devem ser capazes de ajudar você e seus pais localizar um grupo de apoio que seja adequado. Mas não se surpreenda se seu tio reage negativamente a qualquer ajuda. Muitas pessoas feridas têm dificuldade em aceitar ajuda. Tudo o que você e seus pais podem fazer é oferecer suas sugestões. É maravilhoso você estar preocupado com seu tio, mas você provavelmente também pode estar ferido. Eu quero encorajá-lo a procurar o seu pastor ou um conselheiro que lhe ajude a lidar com a tragédia. Sua igreja será capaz de apontar-lhe um grupo cristão que possa ajudá-lo. Se você sentir que você precisa, procure ajuda para a sua própria dor e perguntas.
Finalmente, não espere que seu tio mude muito rapidamente. Na verdade, ele nunca vai ficar totalmente confortável em relação a sua terrível perda, mas ele pode buscar conforto no amor de Deus. E é  bom saber que uma pessoa carinhosa como você vai estar lá quando ele precisar.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário